ISABELA SOUSA É A NOVA MISS ACTIVO CUP ETB 2018

Isabela Sousa é a Miss Activo Cup 2018, terminada que está a competição a contar para o Circuito Europeu de Bodyboard Feminino (European Tour of Bodyboard).


A brasileira tetracampeã do Mundo (2010, 2012, 2015 e 2016) e agora a residir em Sintra foi a grande vencedora da prova do ETB 2018 e perfila-se como a mais séria candidata a sagrar-se campeã europeia feminina, após ter vencido as duas primeiras provas.

Hoje, na praia da Costa Nova, Isabela Sousa venceu por uma unha negra a nazarena Teresa Almeida nas meias-finais, conseguindo um score de 11.80 contra 11.50 pontos da portuguesa, para, depois, na grande final, bater a espanhola Teresa Padilla, que na meia-final eliminou a campeã do Mundo em título, Joana Schenker (12.50 contra 7.85 pontos).

A final foi muito bem disputada, à semelhança das rondas anteriores, e foi a espanhola quem primeiro se colocou na dianteira. Porém, uma onda canhão de Isabela Sousa, que recolheu junto dos juízes a pontuação de 9.00 (a melhor do campeonato), inverteu a classificação para não mais se alterar.

Isabela sousa

As condições do mar estavam difíceis, daí Isabela ter surfado apenas seis ondas e Padilla apenas cinco, mas, mesmo assim, ambas as bodyboarders elogiaram a quantidade e qualidade das ondas ilhavenses.

No final, foi evidente a superioridade da líder do ranking ETB 2018, que em toda a prova logrou as duas melhores ondas: 9.00 pontos (hoje) e 8.50 (ontem), num total de 109 ondas surfadas por todas as atletas.

 

A tetracampeã Miss Activo Cup (2014, 2015, 2016 e 2017), Joana Schenker quedou-se pelo terceiro lugar, «ex aequo» com Teresa Almeida, mas ainda assim conseguiu o score mais elevado do Campeonato, com 15.25 pontos, alcançado na segunda ronda ontem disputada. De resto, o domínio de Isabela Sousa foi notório nos números, com os três melhores scores a seguir à luso-germânica, para além de quatro das melhores 10 ondas surfadas.

Podium 2018

Raquel Oliveira, da Póvoa de Varzim, foi coroada Miss Simpatia da 14ª edição ETB da Costa Nova, em Ílhavo.

Amanhã é dia do Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino, com a competição agendada para as 9h00 (check in para as atletas às 8h30) e a perspectiva de mais um dia de competição de alto nível. O mar assim tem dado sinais, esperando-se ondas de bom nível, à semelhança dos dois primeiros dias do Campeonato mais perfumado do Verão português.

Depois de um acordar envergonhado, S. Pedro decidiu brindar os veraneantes e as competidoras com mais um extraordinário dia de praia, o que potenciou quem no areal assistiu à prova a, nos intervalos, participar nas diversas iniciativas que a Miss Activo Cup lhes proporciona.

Aula gratuita de surf, promovida pela ASA – Associação de Surf de Aveiro, com os monitores da sua Escola de Surf, e experiências de slackline, proporcionada pelos Aveiro Slackliners e orientadas pelas atletas que na terça-feira disputarão a primeira competição internacional exclusivamente feminina do Mundo, têm sido as grandes atracções para os veraneantes, que ainda levam para casa um montão de brindes.

Recordamos que, para além destas experiências, há todo um vasto programa de Slackline na Miss Activo Cup 2018: Amanhã (dia 30), a partir das 13h30, demonstração de speedline (corrida contra relógio na slackline); terça-feira (31), é tempo da competição internacional feminina (nove atletas, de cinco nacionalidades), entre as 11h00 e as 17h00; quarta-feira (dia 1 de Agosto), slackline para todos, o que à excepção da véspera, acontecerá de manhã à noite.

DECLARAÇÕES DAS ATLETAS

ISABELA SOUSA (1º lugar) – “Gostei bastante de competir aqui. Já cá tinha estado, em 2008 e 2009, e não consegui grandes resultados. Fiquei impressionada com as ondas, porque agora estou a morar em Sintra e por lá o mar tem estado flat. E quando vi este mar foi muito bom. A competição foi de alto nível, acho mesmo de nível Mundial, e é um privilégio estar a competir em Portugal e a representar o Estoril Praia. Estou muito satisfeita”.

TERESA PADILLA (2.º lugar) – “Foi bom, ainda para mais, na minha estreia neste Campeonato. As condições estavam difíceis, mas as ondas eram boas. A final podia ter sido melhor, mas custou-me a entrar e chegar ao «outside» e assim não pude fazer tantas ondas como queria. Gostei muito do Campeonato, que é muito bom ser só feminino, porque há mais união entre todas e acabamos por nos apoiar umas às outras”.

JOANA SCHENKER (3º lugar) – “No global correu bem, porque, depois de tantos anos a ganhar, há sempre aquela pressão para ganhar outra vez. O mar estava difícil e eu não estou na minha melhor forma. Senti-me um pouco cansada. Mas é bom que surja outra geração, que apareçam raparigas novas que é sempre bom para elevar o nível da competição. Depois de um ano perfeito, não arranquei para esta época a pensar que tinha que revalidar os títulos todos. Estou a encarar este ano de forma a manter a forma e evoluir e isso nem sempre se consegue se estivermos demasiado focados na vitória. Quero continuar a evoluir o meu surf e isso faz-se melhor sem grandes pressões de renovar títulos”.

TERESA ALMEIDA (3º lugar) – “Estou contente com o terceiro lugar, o mesmo que já tinha alcançado na primeira prova, na Costa da Caparica. Foi por pouco que não consegui chegar à final, mas estou satisfeita. O mar estava difícil, mas com boas ondas, o que é sempre bom. Uma vez mais tivemos aqui condições óptimas, o que já é costume com esta organização. Agora vou tentar ganhar a etapa de França e conseguir a melhor classificação possível no ETB”.


MISS ACTIVO CUP 2018 conta com o apoio:

CAMARA MUNICIPAL DE ILHAVO - http://www.cm-ilhavo.pt
ACTIVOBANK - https://www.activobank.pt

GLICÍNIAS PLAZA - http://www.glicinias.pt
ISABEL CASTRO CABELEIREIROS - http://www.isabelcastro.pt

LUISÓPTICA - http://luisoptica.com/pt
EKENA BAY - http://ekenabay.com
PIZZARTE - http://www.pizzarte.com
CISION - http://www.cision.pt

COZA NOVA - http://pt-br.facebook.com/pages/Padaria-e-Confeitaria-Coza-Nova/419546051504871
SUMOL - http://www.sumol.pt
PASCOAL - http://www.pascoal.pt
PIZ BUIN - http://www.pizbuin.com/pt
PRIDE BODYBOARDS - https://www.pridebodyboards.com/en/

MEGA HITS - http://megahits.sapo.pt/
BEACH CAM - http://beachcam.meo.pt/
SURFTOTAL - http://www.surftotal.com
DIÁRIO DE AVEIRO - http://www.diarioaveiro.pt/