COMPETIÇÃO DE SLACKLINE É A NOVIDADE NA 14ª EDIÇÃO QUE AMANHÃ ARRANCA NA COSTA NOVA

Vai amanhã para a água a 14ª edição da MISS ACTIVO CUP, com um vasto programa competitivo, que começa pelo bodyboard, passa pelo slackline e termina com o surf. Tudo, claro, no feminino!


Quando há 13 anos a Miss Activo Cup debutou nas praias de Ílhavo fê-lo apenas com a competição do Circuito Europeu de Bodyboard. Ao longo dos anos, o Campeonato mais perfumado do Verão português passou a integrar no seu programa competitivo o Campeonato Nacional de Bodyboard e, em 2009, também o Campeonato Nacional de Surf (Liga Meo), tudo, como se sabe, exclusivamente feminino.

Já em 2016, a Miss Activo Cup acolheu no seu programa o Slackline, inicialmente como uma iniciativa de demonstração, em 2017 já com competição, que trouxe até ao areal da praia da Costa Nova algumas das melhores slackliners internacionais.

Nesta 14ª edição, o campeonato mais feminino do Bodyboard europeu, do Surf nacional e do Slackline mundial vai ser palco da primeira competição exclusivamente feminina do Mundo.

Com o apoio da Slackline Industries (IS), e de acordo com o ISI Judgig System, a prova é agora reconhecida oficialmente, passando a contar para o ranking mundial da Slackline Industries, entidade que promove competições em todo o Mundo.

2018 slackline

Existem diversas variações no Slackline, como Waterline (sobre água) e Highline (em grandes alturas, como por exemplo montanhas e pontes), Trickline (somente para fazer manobras) e Longline (longa distância, normalmente acima de 40 metros), entre outras.

O Slackline iniciou-se em meados dos anos 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, nos Estados Unidos. Os escaladores passavam semanas em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar, acabando por nascer um desporto que nesta segunda década do século XXI tem ganho estatuto e muitos atletas, de ambos os sexos, em todo o Mundo.

Sendo um desporto de grande espectáculo, as anteriores experiências no âmbito da Miss Activo Cup mostraram que este é igualmente um palco ideal para a prática desta modalidade e a prova disso é o reconhecimento por parte da Slackline Industries e a enorme adesão das atletas.

Assim, e tendo na Costa Nova um palco exclusivamente para elas – o que não acontece em mais lado nenhum, pois têm que partilhar a competição com os homens (à semelhança do que acontece no bodyboard e no surf) –, são muitas as slackliners que já confirmaram a sua presença na Miss Activo Cup 2018.

Destaque para a alemã Jojo Krugler que, para além de alguns bons resultados (em competição mista), “inventou” o Swimming Slackline (que se pratica numa fita instalada numa estrutura, slack rack, fixa em duas pranchas de Padel, ou seja, uma versão transportável do aveirense Moliline, que se pratica num Moliceiro).

Bara Kubatova e Klára Michutóva, da República Checa, Fanny Valentin, Sara Floumza e Marion Frances, da França, Alexandra Arendt, da Alemanha, e Joana Nunes, de Portugal, entre outras, já confirmaram igualmente a sua presença no areal da Costa Nova.

 

A 14ª edição da Miss Activo Cup, que se realiza de 28 de Julho a 1 de Agosto, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, tem um programa competitivo muito preenchido, arrancando, amanhã, com o Campeonato Europeu de Bodyboard Feminino, da European Surfing Federation, que se prolonga pelo dia seguinte, e prossegue no dia 30 com o Campeonato Nacional de Bodyboard Feminino (Federação Portuguesa de Surf).

press4 2 2018 etb

Depois é a vez do surf nacional, que dia 31 arranca com o qualifying, disputando-se, no primeiro dia de Agosto, o quadro principal do Campeonato Nacional de Surf Feminino (Liga MEO, promovida pela Associação Nacional de Surfistas).

Como habitualmente, haverá muita animação na praia, com sessões gratuitas de experimentação de surf, sempre do agrado dos veraneantes, e o tradicional passeio de moliceiro, um esforço da organização, uma vez mais a cargo da Associação de Surf de Aveiro, no sentido de tornar a experiência na praia da Costa Nova ainda mais inesquecível para todas as atletas.

Mais uma vez, e com o apoio do ActivoBank, a Miss Activo Cup promove a «Onda Solidária», iniciativa que angaria um euro por cada onda surfada, dinheiro que posteriormente será doado ao Lar do Divino Salvador, uma casa de acolhimento propriedade da IPSS ilhavense Património dos Pobres.

MISS ACTIVO CUP 2018 conta com o apoio:

CAMARA MUNICIPAL DE ILHAVO - http://www.cm-ilhavo.pt
ACTIVOBANK - https://www.activobank.pt

GLICÍNIAS PLAZA - http://www.glicinias.pt
ISABEL CASTRO CABELEIREIROS - http://www.isabelcastro.pt

LUISÓPTICA - http://luisoptica.com/pt
EKENA BAY - http://ekenabay.com
PIZZARTE - http://www.pizzarte.com
CISION - http://www.cision.pt

COZA NOVA - http://pt-br.facebook.com/pages/Padaria-e-Confeitaria-Coza-Nova/419546051504871
SUMOL - http://www.sumol.pt
PASCOAL - http://www.pascoal.pt
PIZ BUIN - http://www.pizbuin.com/pt
PRIDE BODYBOARDS - https://www.pridebodyboards.com/en/

MEGA HITS - http://megahits.sapo.pt/
BEACH CAM - http://beachcam.meo.pt/
SURFTOTAL - http://www.surftotal.com
DIÁRIO DE AVEIRO - http://www.diarioaveiro.pt/